segunda-feira, 20 de julho de 2015

VAMOS FAZER UM 5W2H NO BRASIL, NO SEU NEGÓCIO E SUA CARREIRA?


O nome parece bonito, ou para quem não conhece imagina ser uma fórmula ou código totalmente indecifrável; mas alegrem-se, tudo fica muito claro quando entendido e colocado em prática.
Por isso resolvi lembrar este método para quem sabe, você poder aplicar em sua empresa, negócio, carreira ou talvez, amenizar seu sofrimento em relação a nossa situação econômica no país.
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/c1/5b/ee/c15bee77989402a8581f5ffed8ea75f4.jpgComo esclarecimento inicial, segue o significado da metodologia 5W2H:
  
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/c1/5b/ee/c15bee77989402a8581f5ffed8ea75f4.jpg

Que tal agora, aplicar essa regra em nossas atitudes?

Usaremos “What”- o que será feito, (etapas) para se identificar, porque deixamos tudo isso acontecer com: nosso país, nossas empresas e empregos. Será que fomos/estamos omissos, ou talvez irresponsáveis ao ponto de acreditarmos em pessoas e processos falidos?
Agora..., “Why”- porque será feito? (Justificativa).
Nossa situação e nossas atitudes nos levaram a todo esse desespero e descrédito geral, mas ao se perguntar “Porque será Feito”, é porque ainda existem possibilidades de acreditarmos nas pessoas honestas que estudaram e se dedicam a punir e corrigir atos escusos que colocaram nossas vidas neste patamar.
Devo mesmo alterar alguns processos ou apenas ficar argumentando e reclamando da atual situação? A pergunta esta lançada.

Mas se você respondeu de forma afirmativa, de que é possível mudar algo, sem ficar justificando, então aplique o “Where” – Quando será feito (local).
Neste momento você pode determinar onde irá praticar suas alterações, em que departamento ou até filial de sua empresa. Em relação ao Brasil, o melhor LOCAL, será sempre sua casa e suas idéias.
Até agora tudo bonito e maravilhoso, mas este próximo passo pode se tornar fundamental. “When” – Quando será feito (Tempo).
O prazo e a forma que irá atuar quem determina é você, então disciplina e determinação serão fundamentais.
Então mãos a massa, porque agora com a última letra W, o formato “Who” – por quem será feito – (Responsabilidade), vamos agir.
Quem irá agir pelo nosso País? E por nossa empresa? E por nossa vida?
A resposta esta em suas mãos, em suas atitudes, na sua forma de agir e pensar.
Chega de culparmos aos outros por nossos erros e faltas de atitudes, porque as próximas duas letras definiram a verdadeira razão de sua sobrevivência. 
“How“- como será feito (Método). Você esta pronto para esse feito? Envolva todas as pessoas possíveis que acreditem na real virada da situação, determine formas e potencialize essas pessoas para a verdadeira virada, e essa etapa será realizada com muita maestria e satisfação.
E finalizando, “How Much” – (Quanto custará tudo isso). Talvez você esteja pensando apenas na questão financeira. Claro que isso também é muito importante, mas o custo efetivo e real será a sua dedicação, autonomia e acreditar em seu potencial, sua empresa e sua equipe envolvida.
Espero que tenha curtido essas letras e números para melhor entendimento e aproveitamento na sua empresa e principalmente em como ajudar nossa nação a dar a volta por cima. Eu uso e aplico essas regras em minhas atitudes, e principalmente em novos voos que desejo realizar com a FAV- Força Aérea de Vendas e com minha carreira.
Vamos voar mais alto, acredite, já passamos por processos semelhantes ou até piores, mas na aviação, essas regras determinam com toda a clareza o sucesso e a satisfação do público envolvido.


Cmte Lombardi
Consultor e Palestrante
FAV - Força Aérea de Vendas





Nenhum comentário:

Postar um comentário