No atual contexto, a
comunicação interna é a ferramenta estratégica mais importante de qualquer
organização, pois é com ela que está relacionada à sua capacidade de competir e
sobrevir no mercado.
Comunicação é um processo
voluntário ou não, pelo qual dois ou mais agentes transmitem e/ou recebem
mensagens, por meio de um sistema compartilhado de sinais, símbolos e
comportamentos.
A palavra comunicação
origina-se do latim “communicare”,
que significa: - Partilhar; - Dividir; - Tornar comum; - Associar; - Trocar
opiniões.
Estima-se que a comunicação
cubra mais de ¾ da vida ativa de cada ser humano. Peter Drucker afirma que “Sessenta por cento (60%) de todos os
problemas administrativos resultam da ineficiência na comunicação”.
Afirmativa esta se baseia
pelo fato que a comunicação tem a ver com relacionamento, interação,
conectividade, convivência, coesão, compartilhamento, cooperação,
comprometimento, aprendizado, mudança, inovação, ética, transparência e
responsabilidade.
A comunicação é um dos
processos fundamentais da gerência do comportamento organizacional.
Sob o ponto de vista
organizacional, a comunicação pode ser analisada em termos de 3 (três) funções
amplas:
(1)
produção e controle (comunicação dirigida à realização do trabalho e ao
cumprimento de objetivos da organização);
2)
inovação (mensagens sobre novas ideias e mudanças de procedimentos que ajudam a
organização a se adaptar e responder ao seu ambiente);
(3)
socialização e manutenção (comunicação voltada para os meios de realização do
trabalho e não o trabalho em si, e para o envolvimento pessoal, as relações
interpessoais e a motivação das pessoas na organização).
Cada uma dessas funções é
importante para que uma organização possa ser administrada de maneira eficiente
e eficaz.
Como principais barreiras no
processo de comunicação, cito:
Dificuldades de expressão - Semântica:
está relacionado ao significado diferente que as pessoas vinculam às palavras,
nesta situação, é provável que um sujeito atribua um significado errado a uma
palavra ou a uma comunicação não verbal.
Distração: São
todos os fatores extrínsecos que interferem na recepção da mensagem.
Fatores extrínsecos são aqueles que não se relacionam com o
significado nem com a interpretação do tema, podendo ser: barulho, telefonema
inesperado, conversa paralela.
Credibilidade do transmissor: é
um dos elementos fundamentais para uma liderança eficaz. Quanto mais confiável
for à fonte ou o transmissor, maior será aceitação da mensagem.
Limitação de Capacidade do
Receptor: O receptor tem uma capacidade relativa ao seu grau
cultural, aos seus interesses e ao seu modo de ver o mundo.
Julgamento de valor: é
fazer julgamentos antes de receber a mensagem completamente. Um julgamento
apressado induz a pessoa a ouvir apenas a parte que lhe interessa. É possível
que um julgamento de valor precipitado, leve o indivíduo a imediatamente
desconsiderar a mensagem, mesmo após tê-la ouvido em sua totalidade.
Sobrecarga de informação: transmissão
de muita informação, ocasionando uma sobrecarga de informação em que os
funcionários não conseguem absorver tudo.
Símbolo de status: Retenção
proposital de informações por parte de alguns gestores.
Desta
forma para superar todas estas barreiras faz-se imprescindível que
devemos:
1. Esclarecer as ideias antes
de comunicá-las, o que evita distorções na semântica;
2. Motivar o receptor “prendendo”
sua atenção no momento da transmissão da mensagem de modo a apelar para seus
interesses ou necessidades;
3. Saber e entender que
as pessoas têm paradigmas diferentes, que interferem no modo como elas
interpretam os acontecimentos;
4. Usar linguagem apropriada
e direta. (As palavras são mágicas! Elas podem construir ou destruir um
indivíduo!);
5. Fornecer
informações claras e completas;
6. Usar canais múltiplos para
estimular os vários sentidos do receptor (visão, audição, etc.);
7. Empatia. Colocar-se
na posição ou situação da outra pessoa, num esforço de entendê-la;
8. Transformar a
comunicação informal numa aliada e fazer com que encontros casuais dentro da
organização se transformem num canal positivo, além de aproximar a direção de
sua equipe de trabalho;
9. Tomar cuidado com o
comportamento não verbal, sendo
que esta comunicação representa 60%.
10. Encorajar o receptor em demonstrar suas reações, sendo fundamental
também ouvir para saber se a mensagem foi realmente entendida, ou melhor, se o
transmissor da mensagem fez-se entender.
Desta forma, ao entendermos
o poder da comunicação interna, administrando e superando as suas barreiras,
teremos pessoas, equipes muito mais engajadas com os objetivos e resultados da
organização.
Assim concluo que, o
significado da COMUNICAÇÃO é a resposta que despertamos na outra pessoa!
Silmar Strübbe
Diretor Fundador
Especialista em Carreiras e Negócios
contato@silmarstrubbe.com.br
www.silmarstrubbe.com.br
Especialista em Carreiras e Negócios
contato@silmarstrubbe.com.br
www.silmarstrubbe.com.br
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