terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Carreira - conceito


O conceito de Carreira é praticamente o sinônimo de vida profissional, uma trajetória ocupacional ao longo da vida. Nela tenta-se deslocar o foco de uma profissão, para uma perspectiva mais abrangente, na extensão do tempo e na abertura para um possível leque de ocupações.
No enfoque de uma carreira, o principal passa a ser a trajetória ocupacional, o movimento evolutivo e progressivo para a realização de um projeto de vida. Deve-se lembrar que o desenvolvimento pessoal permeia a evolução, ou de um processo interno puramente orgânico, de crescimento e envelhecimento gradual.
A estruturação da carreira depende de certas tendências: personalidade, aptidões, interesses, motivações, valores, e sofre a influência de pressões e demandas externas, culturais e familiares. A constituição da carreira é, portanto resultante da interação dos fatores internos das pessoas, com fatores externos a ela. Simples expressão:

Carreira=fatores internos + fatores externos

A maior virtude do conceito de carreira atualmente, se dá por conta do seu deslocamento de foco temporal, ganhando assim uma perspectiva de projeto de vida, com um horizonte mais amplo e mais distante no tempo e espaço.
Desta forma, quem trabalha com o que gosta, tem paixão pelo que faz, sente mais vontade em se desenvolver e contribuir com a própria escolha profissional.
Segundo a Revista Você S/A (fevereiro/2014), conforme pesquisa realizada pelo instituto Gallup com 2300 americanos, apontou que 71% dos trabalhadores não estão felizes com as suas profissões. No Brasil em 2013, levantamento realizado pela consultoria Pactive com 1000 pessoas mostra que 32% dos profissionais já pensaram em largar a ocupação atual. Assim as empresas para manterem o engajamento de seus profissionais (leia-se profissionais que atuam com paixão), deveriam encontrá-los no ato da contratação, pois quem trabalha com paixão exibe três atitudes:
  • tem um desejo de causar impacto no mercado que atua;
  • busca desafios para melhorar seu desempenho e;
  • luta para construir relacionamentos.
A paixão vem de dentro e não adianta a empresa estimular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário